“Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” – Ontem o ÁLBUM MAIS REVOLUCIONÁRIO DA HISTÓRIA completou 50 anos.

Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” – Ontem o ÁLBUM MAIS REVOLUCIONÁRIO DA HISTÓRIA completou 50 anos. As inovações lançadas por esse Álbum mudaram a trajetória  de toda a Indústria Fonográfica para SEMPRE. Nada mais foi como era antes a partir desse álbum.

Totalmente gravado em 4 canais o que para os padrões atuais é RIDÍCULO.

Ideias tiradas do chamado POP DESCARTÁVEL como de um simples:

– Comercial de Cereal na TV na música GOOD MORNING, GOOD MORNING.

– De um CARTAS para um Show Circense Beneficente na música BEING FOR THE BENEFIT OF MR. KITE.

– Ou na música mais emblemática desse Álbum, onde as notícias de um jornal lidas por um leitor são musicadas em versos lentamente na velocidade de uma leitura. E entre as notícias e a realidade um som acelerado de orquestra pauta a VELOCIDADE DO MUNDO MODERNO na música A DAY IN THE LIFE.  

– Na canção LUCY IN THE SKY WITH DIAMONDS a ideia veio a partir do filho de JOHN LENNON que apresentou a ele um desenho de uma garota flutuando no Céu com Diamantes. JOHN quando viu teve uma inspiração instantânea e saiu essa OBRA PRIMA que pela coincidência das letras L de Lucy, S de Sky e D de Diamonds foi associada ao mais poderoso alucinógeno da época o LSD. É certo que a letra apesar de belíssima não tem pé nem cabeça, poi não relata nada apenas um sonho muito louco.

THE BEATLES_SGT. PEPPER_A

Em uma época onde não havia INTERNET os BEATLES lançaram um BOATO da morte de um de seus integrantes. Esse BOATO se espalhou de tal forma que tomou contornos de verdade. O BOATO era que PAUL McCARTNEY teria morrido em um acidente de carro.

Na música A DAY IN THE LIFE há uma passagem que se referia a um acidente de carro nas palavras: – He blew his mind out in a car. (Ele estourou a cabeça fora do carro.)  

Também na música Sgt, Pepper’s Lonely Hearts Club Band tema do Álbum no final da canção a letra da música diz: – So let me introduce to you the one and only BILLY SHEARS. (Então deixe-me apresentar a vocês o primeiro e único BILLY SHEARS.)

BILLY SHEARS seria o SÓSIA de PAUL McCARTNEY. Alguém que poderia substituir o verdadeiro Paul na Banda com o mesmo talento impedindo assim o FIM da mesma. 

THE BEATLES_SGT. PEPPER_C

PAUL McCARTNEY de costas seria um outro indicativo de sua morte.

Muitas são as pistas que algo estava acontecendo. A capa do Álbum a despeito de ser inovadora onde dezenas de personagens dos anos anteriores a 1967 figuram em seus tamanhos naturais se posicionam atrás dos 4 BEATLES como em um V E L O R I O. 

THE BEATLES_SGT. PEPPER_D

Abaixo do nome da BANDA, um instrumento de 4 cordas (um CONTRA-BAIXO) no formato de uma COROA DE FLORES repousa com o braço desse instrumento voltado para a direita de quem toca, indicando assim se tratar de um músico CANHOTO, como sabemos o ÚNICO CANHOTO e BAIXISTA era justamente PAUL McCARTNEY.  

Fora os BOATOS CALCULADOS por eles essa OBRA MUSICAL trás muitas inovações como EFEITOS SONOROS EXPERIMENTAIS que deram certo. Trás também algo que apesar de sua simplicidade fez muita diferença e a partir deste Álbum. Todos os outros passaria a fazer o mesmo, ou seja:

– COLOCAR DENTRO DO DISCO UM ENCARTE COM AS LETRAS DE TODAS AS MÚSICAS.

E como não poderia deixar de ser os 4 BEATLES teriam que terminar o disco deixando mais dúvidas que certezas nas cabeças dos fãs. Ao final da música A DAY IN THE LIFE uma pequena faixa sonora não musicada reproduz uma sequencia de sons aparentemente incompreensíveis se tocadas na forma normal e correta.

Só que estrategicamente eles imprimiram nos Long Plays a faixa AO CONTRÁRIO, ou seja para saber o que é dito nessa faixa o ouvinte teria que arrumar um jeito do Toca-discos girar o disco no sentido ANTI-HORÁRIO, o contrário do sentido normal. Fazendo isso ouvi-se por alguns instantes alguém dizendo:

– PAUL IS DEAD, PAUL IS DEAD, PAUL IS DEAD.

Ou seja: PAUL ESTÁ MORTO.  

Texto Próprio baseado no meu conhecimento e lembranças de pelo menos 40 anos acompanhando essa e outras BANDAS que salvaram a minha sanidade mental. 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário